Está pensando em trabalhar com unhas? Se sim, você precisa saber quais são os equipamentos essenciais para ser manicure e começar já! 

Fique sabendo, você está indo por um bom caminho, afinal, o mercado estético cresce a cada dia no Brasil. Isso indica várias oportunidades de negócio para você. 

Vamos lá: 

Lixas de unha

As lixas são responsáveis por moldar as unhas, são essenciais e grandes aliadas das manicures.

Em relação a estoque, compre em grandes quantidades, pois, você deve usar uma lixa por cliente. Sim, parece exagero mas, não é. Caso não troque a lixa, você pode transmitir doenças de uma cliente para a outra, como fungos e bactérias.

Algodão

O algodão ajuda a retirar o esmalte, a amolecer a cutícula e torna o processo de cuticulagem muito mais rápido. Você deve usar, ainda, pequenos feixes para enrolar nos palitos de madeira e tirar os borrados.

Certamente, entre os equipamentos para ser manicure, este também deve ser adquirido em grande quantidade. 

Palitos de madeira

Os palitos de madeira também são essenciais, eles serão seus aliados na hora de tirar as partes borradas durante a esmaltação e fazer com que seu trabalho fique lindo no final. Também precisam ser comprados em grande quantidade, pois são descartados depois de usados.

Toalhas 

As toalhas estarão constantemente em contato com os clientes para secar as mãos e pés, então, também é importante usar uma toalha para cada cliente. Desta forma, você cuida da saúde e higiene delas. Procure comprar uma quantidade boa para começar, sempre considerando seu
custo-benefício. 

Alicate de unha

Os alicates de unha são de extrema importância nos seus trabalhos, pois com eles que você tira as cutículas. Como o alicate é um instrumento que está em contato direto com a pele de suas clientes, é fundamental que ele seja limpo e esterilizado corretamente. 

Existem dois tipos de alicate que você precisa conhecer e ter. São eles:

Preste atenção nesta dica: nunca utilize o alicate para as mãos nos pés, e vice-versa.

Espátula de metal para cutícula.

A espátula é responsável por levantar a cutícula e deixá-la mais fácil de ser retirada. Assim como o alicate, deve ser esterilizada antes e depois de cada cliente. 

Desencravador de unha

Felizmente, não será tão comum utilizar esse equipamento. Mas, é essencial ter, uma vez que a qualquer momento pode chegar até você uma cliente com unha encravada. Sendo prevenida e tendo o equipamento em mãos, você vai tirar de letra.

É essencial fazer a esterilização correta deste material também, antes e depois de usar.  

Amolecedor de cutícula

O amolecedor de cutículas será o responsável por deixar as cutículas mais fáceis de serem retiradas. 

Embora não seja obrigatório, o uso de pequenos maços de algodão sobre a unha auxiliam na eficácia do produto. É um trabalho simples, mas importante.

Luvas de látex

Obviamente, luvas de látex são um equipamento obrigatório para ser manicure. É simplesmente questão de segurança. Tanto para você, quanto para suas clientes.

Hidratantes

Item indispensável para um salão de manicure, afinal, quem não gosta de uma hidratação? Tenha sempre hidratantes de pés e mãos por perto. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no seu atendimento.

Borrifador de álcool e de água

O borrifador é muito útil. Tanto com álcool, para esterilizar as mãos, quanto com água, para limpar as unhas após a retirada das cutículas.

Dica especial: água geladinha pode ajudar a evitar bolinhas no esmalte.

Removedor de esmalte

Há quem prefira a boa e velha acetona. Mas, ultimamente, manicures e clientes passaram a optar por removedores menos agressivos. Assim, todos podem evitar danos nas unhas e na pele, principalmente em clientes mais sensíveis.

Muitos esmaltes, bases e finalizadores

A maioria das mulheres prefere escolher a cor do esmalte no salão, por isso, procure sempre ter muitas opções incríveis, para todos os gostos e estilos. Quanto mais opções, mais sua cliente vai se divertir ao escolher!

As bases fazem parte da esmaltação, pois protegem as unhas das clientes e facilitam a adesão do esmalte que virá por cima. 

Já os finalizadores, como o próprio nome diz, dão o toque final nas unhas, e podem ter vários efeitos: brilho normal, extra brilho, realçador de cores e fosco.

Esterilizador elétrico

Este item é básico e não pode faltar. Ele será o responsável por esterilizar os materiais que você irá utilizar no dia a dia. Por ser mais em conta do que a autoclave, você pode comprar o esterilizador elétrico primeiro, e depois, com o tempo, comprar o equipamento mais caro. 

Autoclave

Essa é o equipamento para ser manicure que mais dá dor de cabeça para as iniciantes. Primeiro, porque é preciso aprender as especificações técnicas. Segundo, porque é o item mais caro da lista.

Apesar disso a autoclave é, com certeza, um dos itens mais importantes para uma profissional de qualidade. 

Agora, você já tem em mãos a lista de equipamentos para ser manicure. Então, pode começar a dar os primeiros passos dentro da profissão!

Boa sorte! E, não se esqueça, quando fizer a sua primeira unha, marque a Nati e a Cigana no Instagram @ciganabeleza

Ficaremos muito felizes em te ver dando os primeiros passos! 

Beijinhos

Até a próxima <3