Conheça os principais ativos que podem estar presentes no creme anti-idade
O creme anti-idade pode ter diferentes funções, como combater rugas, olheiras e proporcionar firmeza e elasticidade à pele. Mas tudo isso depende dos princípios ativos que estão presentes em sua formulação. Vamos conhecer os principais para que você alinhe a necessidade da sua pele com o que vem no produto?
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é produzido pelo nosso organismo, porém com o tempo e com a idade, sua produção diminui. Por isso, muitas pessoas optam por cremes com esse ativo para continuar atendendo as necessidades da pele. Sua função é hidratar, renovar as células e estimular a produção de colágeno.
Ácido retinóico
O ácido retinóico, também conhecido como retinol, tem o poder de atenuar rugas e manchas, além de controlar a oleosidade.
Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante que ataca os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce causado por eles, possui função clareadora e estimula a produção de colágeno.
Vitamina E
A vitamina E é outro tipo de antioxidante que ataca os radicais livres. Porém, ela tem grande poder de hidratar a pele.
Ácido glicólico
O ácido glicólico, além de facilitar a entrada dos demais ativos na pele, suaviza rugas, estimulando o rejuvenescimento da pele, além da produção de colágeno.
Quando começar a usar o creme anti-idade?
Essa questão depende muito do biotipo de cada um, mas pensando no envelhecimento causado por fatores externos, a partir dos 25 anos é possível notar sinais de envelhecimento ocasionados pelo sol.
Já o envelhecimento natural, causado por fatores internos, pode ser detectado a partir dos 30 anos. Nessa idade, nosso corpo perde ácido hialurônico e colágeno, fazendo com que a pele fique fina e flácida e surjam as temidas rugas e linhas de expressão.
Então, os cremes anti-idade são recomendados a partir dos 30 anos. Antes disso, você deve investir em bons protetores solares, hidratantes, tônicos e máscaras faciais que não devem ser deixados de lado após se iniciar o uso dos cremes anti-idade, combinado?
Vale ressaltar também a importância de usar o sabonete facial para limpar a pele.
Dicas para prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão
Além de incluir o uso diário de hidratante e protetor solar na sua rotina desde cedo, existem alguns hábitos que podem ajudar a manter a pele jovem por mais tempo: não fumar, dormir bem, beber bastante água, ter boa alimentação.
Outros produtos podem ser usados desde jovem para ajudar nessa missão: sabonetes faciais, que limpam a pele, e esfoliantes, que removem as células mortas e promovem uma renovação celular, além dos tônicos, séruns e máscaras.
Essa rotina de cuidados com a pele, também conhecida como skincare, deve ser iniciada o quanto antes e contribui muito para o aspecto saudável e radiante da face.
Dormir de maquiagem também é um mau hábito que pode entupir poros, causar olheiras e alergias e atrapalhar a absorção de nutrientes pela pele. Usar um demaquilante ou água micelar para remover a make, é um cuidado altamente necessário para uma pele jovem e bonita por mais tempo.