Mudar e fazer transformações no visual é sempre bom. Mas é importante saber como a coloração age nos fios e quais cuidados deve ter ao escolher a tinta que será aplicada nos seus cabelos. Por isso, separei algumas curiosidades sobre a ação da coloração nos fios e como deixar os seus cabelos coloridos em casa!

Como escolher a coloração ideal?

Procure colorações que possuam ativos que preservem a saúde dos seus cabelos, para não sofrer com ressecamento dos fios ou falta de brilho. Um dos ativos que deve ser considerado na sua escolha é a queratina, que ajuda a deixar seus cabelos hidratados fortalecidos durante e após o processo de coloração.

A ação nos cabelos coloridos

A coloração age dentro da fibra capilar, mudando a cor dos fios de maneira que dure mais, por isso é a opção ideal se você quer transformar seu visual ou cobrir 100% dos fios brancos. Mas cuidado! Se você fez aplicação de henna, henne ou qualquer outra composição que possua hidróxido de sódio,  lítio ou guanidina há pouco tempo, recomendo esperar o cabelo crescer, para depois fazer a coloração.

Entenda seus fios

Você precisa conhecer muito bem seus fios, antes de fazer qualquer procedimento químico. É importante entender qual o nível de porosidade dos seus cabelos, principalmente para avaliar incompatibilidade com a coloração. Além disso, quanto mais poroso o fio tiver, mais fraco e com maiores chances de não haver adesão da cor, ou seja, se você tingir o cabelo enquanto ele estiver fragilizado, o pigmento não vai aderir ao fios e pode resultar em uma cor diferente daquela esperada.

Qual cor escolher?

São as nuances: .0 = base, .1 = cinza, .2 = violeta ou violine, .3 = dourado, .4 = cobre, .5 = mogno ou acaju, .6 = vermelho, .7 = marrom, .8 = azul, .89 = pérola, . 31 = bege, .71 = marrom frio ou marrom acinzentado.

Entender da numeração das cores também ajuda a saber o quanto você precisará descolorir os fios para atingir o tom certo  e escolher a volumagem da emulsão certa ( Água Oxigenada). Tendo como exemplo um cabelo natural no tom 6, que vai receber a coloração 7.7, isso significa que os fios vão precisar abrir um tom para ficar com a tonalidade exata 7.7 quando a coloração for aplicada, escolhendo assim a emulsão de 20 volumes, que clareia até 2 tons.

Passo a passo para colorir os cabelos em casa

Sabendo qual o nível de porosidade dos seus fios, como a tinta age e qual o tom certo da linha PRO.COLOR escolher, vou mostrar para você o passo a passo para deixar os cabelos coloridos em casa!

1- Primeiro, indico fazer um teste de mecha nos fios. Tanto para saber se seus cabelos estão fortes o suficiente para receber a coloração, quanto para testar o resultado final da cor e prevenir erros de tonalidade.

2- Você já escolheu a sua cor, mas a escolha da emulsão reveladora também tem influência no resultado final. A Emulsão Reveladora Eico PRO.COLOR está disponível nos volumes 10, 30 e 40 e possui  blend de 7 óleos, especialmente desenvolvida para nutrir os fios, sem deixá-los ressecados durante o processo de coloração ou descoloração.

3- Em um recipiente não metálico, faça a mistura na proporção de 1 + 1 ½ ou seja, 50 gramas de Coloração Eico PRO.COLOR com 75 ml da Emulsão Reveladora Eico PRO.COLOR no volume desejado.

4- Deixe agir de 35 a 45 minutos e enxágüe completamente. Finalize com o sachê de tratamento capilar pós-coloração de silicone e colágeno hidrolisado.

5- Finalize como desejar, com o Uso Obrigatório

Gostou do resultado do seu cabelo colorido e finalizado? Me envie nas redes sociais com a hashtag #EuUsoEico 😉