Investir em uma nova coloração é sempre uma ótima pedida para mudar o visual, mas, quando os fios começam a ficar desbotados, o sonho da cor perfeita pode virar um verdadeiro pesadelo. A oxidação, apesar de ser comum, costuma ser bem desagradável e é justamente por isso que vamos te contar como fazer a tinta durar mais no cabelo.

Acredite: bastam alguns truques simples para evitar que os pigmentos da sua tintura percam a intensidade ainda mais rápido. Confira abaixo quais dicas vão prolongar a cor dos seus cabelos – e, consequentemente, vão te ajudar a dar um espaço de tempo maior entre uma coloração e outra!

Evite a lavagem diária

Se você costuma lavar os fios com bastante frequência, é melhor repensar esse hábito depois de investir em uma nova tintura de cabelo. Assim como o uso frequente de shampoos muito abrasivos, a água do chuveiro também desgasta seu pigmento, especialmente quando as lavagens são diárias. O ideal, mesmo para quem tem o cabelo liso, é lavar apenas a cada 2 dias e com a temperatura morna, já que a água muito quente também agride os fios coloridos.

Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos

Shampoos e condicionadores tradicionais nem sempre contém em suas fórmulas ativos que ajudam no tratamento dos fios e na manutenção da cor após a coloração e, por isso, buscar por linhas específicas para cabelos tingidos/coloridos é fundamental. Busque por produtos com fórmulas que protegem os pigmentos, que contenham agentes antioxidantes, filtro UV e agentes hidratantes, de preferência.

Invista em banhos de brilho

Uma técnica que evita o desbotamento e levanta o astral do visual é o banho de brilho no cabelo. Para realizá-lo, basta misturar um tonalizante – que é uma tinta sem amônia, menos agressiva para os fios – da cor do seu cabelo com algumas colheres de uma máscara de hidratação branca. Depois, é só aplicar a mistura nos seus fios, deixar agir e enxaguar. O resultado será um cabelo brilhante, macio e com uma cor mega vibrante.

Aplique sempre um produto com proteção UV

Você pode até não perceber, mas, assim como a pele, o cabelo também pode sofrer com danos causados pelo sol. Isso porque os raios UV são capazes de atingir a estrutura interna dos fios, acelerando a oxidação dos pigmentos de cor, o que causa um cabelo desbotado e manchado. Evitar que isso aconteça, porém, é simples: basta aplicar um leave-in com proteção UV como o Creme Multifuncional Multy sempre que for sair de casa.

Evite o uso excessivo de secador e prancha

Além de fragilizarem as cutículas protetoras dos fios, ferramentas de calor como o secador, a prancha e o modelador de cachos contribuem para a perda de pigmentos. Justamente por isso, o mais indicado é que adeptos de todas as cores de tinta de cabelo evitem o uso desses aparelhos. Caso seja preciso usá-los, um cuidado que ajuda é aplicar um defrizante protetor térmico antes de modelar os fios.

Agora que vocês já sabem como deixar o cabelo com a cor sempre linda, tire uma foto bem bonita e marque a Cigana no Instagram @ciganabeleza

Grande beijo da Cigana,

Até a próxima!