Para deixar a unha crescer é preciso tomar alguns cuidados. E estes cuidados vão ajudar a evitar quebras e garantir unhas fortes e saudáveis. Sim, pois atitudes simples fazem toda a diferença quando falamos sobre unhas. Agora, vamos às dicas!

1. Deixar a unha crescer leva tempo

Se você está com as unhas enfraquecidas por causa de alongamentos de unha, falta de cuidados ou uso prolongado de acetona, por exemplo, fique ciente de que primeiro sua unha precisa se recuperar.

Sim, eu sei que a gente vê muitos truques e dicas que prometem fazer sua unha ficar gigantesca de uma hora pra outra, em questão de dias.

Mas, vamos combinar, uma unha que cresce forte e não quebra com facilidade precisa de um tempo de cuidados até chegar nesse nível, né?

Por isso, fique ciente de que serão alguns meses de cuidados até você acertar todos os cuidados e criar as condições para que suas unhas cresçam fortes e saudáveis.

2. Descubra as necessidades de suas unhas

Para cuidar das unhas e permitir que elas cresçam, você precisa descobrir do que elas precisam. É um processo de investigação mesmo.

Elas estão muito secas e quebradiças? Pode ser falta de hidratação. Ou, quem sabe, ter uma lixa polidora por perto ajude a evitar que a as imperfeições da unha enrosque na roupa ou no cabelo. Estão muito finas e moles? Pode ser falta de queratina. Neste caso, é preciso repor este nutriente tanto na alimentação quanto na base fortalecedora.

Você trabalha mexendo com água o dia todo? Talvez seja o caso de usar luvas para proteger as unhas e cutículas. Você trabalha no computador, digitando muito? Neste caso seria legal um fortalecedor com cálcio, para reforçar a estrutura e absorver o impacto das unhas sobre o teclado.

Enfim, observe as necessidades das suas unhas e cuide delas diminuindo os danos diários.

3. Crie um cronograma de tratamento para deixar a unha crescer

Ás vezes os problemas que não deixam suas unhas crescerem são mais de um. Por isso, para fazer um tratamento mais intensivo e completo, é preciso criar um cronograma.

O cronograma de tratamento para as unhas leva em consideração as necessidades de hidratação, nutrição e reconstrução.

Desta forma, você decide quais produtos usar em cada semana do mês. E pode, ainda, deixar as unhas respirarem por uma semana, sem passar nada mesmo.

4. Cuide da alimentação e tome muita água

Você é o que você come. E também o que você bebe. Por isso, evite comidas gordurosas, hiper processadas e com muitos condimentos.

Dê preferência a alimentos frescos. Em vez de fritar, asse ou cozinhe. Coma frutas ao longo do dia. Dê uma segurada nos carboidratos e prefira farinhas integrais. Pode parecer frescura, mas não é. Quanto mais saudável seu corpo, mais bonitos ficarão seus cabelos e unhas.

Use suplementos vitamínicos com biotina, por exemplo.

5. Cuide muito bem de suas cutículas para deixar a unha crescer

A saúde das cutículas tem tudo a ver com a qualidade das unhas. É na base das cutículas, chamada de matriz ungueal, que a unha é produzida. Batidas e traumas nesse local podem causar deformações nas unhas.

E se a matriz ungueal, assim como a cutícula, estiverem ressecadas, irritadas e fracas, as unhas serão também fracas e quebrarão com facilidade.

Não esqueça de seguir a Nati (naticosmetica) e a Cigana (ciganabeleza) no Instagram para ficar por dentro das novidades!